Um recado para a América Latina: prejuízo com folhelho é de bilhões

9 de agosto de 2019

Kathy Hipple escreveu um artigo importante no Financial Times sobre a exploração dos combustíveis fósseis do folhelho (shale). Ela diz que o setor acumula prejuízos bilionários.

Entre 2010 e o começo deste ano, estima-se um fluxo de caixa negativo agregado nos EUA de mais de US$ 180 bilhões. Nos últimos três anos, quase 200 empresas de fracking faliram deixando um prejuízo de US$ 100 bilhões para seus financiadores e credores.

Para Hipple, estes números deveriam servir de aviso para os que alardeiam as reservas gigantes do campo de Vaca Muerta, na Argentina. “Dado o fracasso dos frackers na criação de um modelo de negócio viável, a Argentina não deveria tentar replicar o boom do fracking. Ao contrário, deveria olhar para os modelos de negócio inovadores de energia sustentável e crescimento econômico como os que estão buscando os vizinhos Chile e Uruguai.”

O aviso vale para o pessoal que tenta começar a ‘fraquear’ no Brasil.

 

ClimaInfo, 9 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar