Mudança climática agrava situação de milhões na Somália, no Iêmen e no Sudão do Sul

30 de agosto de 2019

Está chegando ao fim a ajuda enviada à Somália por conta da seca devastadora de 2017. O The Guardian dá conta que já são 2 milhões de pessoas em situação de fome extrema e outros 3 milhões sem saberem quando será sua próxima refeição. Além da seca, a situação se complica ainda mais pela rebelião do grupo al-Shabaab contra o governo. A ONU e outras agências estimam serem necessários recursos da ordem de US$ 2 bilhões para aliviar a situação. Até agora, as doações não chegaram à metade disto.

No Sudão do Sul, os conflitos por terra têm aumentado. As chuvas estão ficando mais irregulares, levando ora a enchentes ora a períodos de seca. Com isso, os pastores estão sendo forçados a sempre buscar novas áreas para seus rebanhos. Daí os conflitos crescentes.

No Iêmen, onde uma guerra civil se arrasta desde 2015, a água está sendo usada como arma, relata o New Trust. Metade da população não tinha acesso seguro à água antes do conflito. Agora, o acesso à água é motivo de batalhas entre facções.

 

ClimaInfo, 30 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar