Brasil perde área de vegetação equivalente a 3,6 vezes o estado de SP em 33 anos, mostra o MapBiomas

30 de agosto de 2019

Foi lançada ontem a Coleção 4.0 do MapBiomas, que abrange o período de 1985 a 2018 e está repleta de revelações importantes sobre o uso do território brasileiro.

No período, o país perdeu quase 900 mil km2 de florestas, enquanto a área de pastagens aumentou em 860 mil km2. Esta dinâmica é mais pronunciada na Amazônia. Em 2005, havia 45 milhões de hectares de pastagens no bioma. Em 2018, a área de pastagens cresceu para 53 milhões de hectares.

Tasso Azevedo, coordenador do projeto MapBiomas, diz que “a pastagem avança sobre a floresta e a agricultura, sobre a pastagem. Mas, na Amazônia, a pastagem continua a crescer, com abandono de áreas e baixa produtividade. Temos cerca de uma vaca por hectare ou mata transformada em pasto do tamanho de um campo de futebol na Amazônia. É uma produtividade baixíssima e um péssimo uso da terra.”

Tasso aponta outra distorção importante: de cada 10 hectares desmatados na Floresta Amazônica, 6 viram pasto, 3 são abandonados e o restante vira lavoura, mineração e áreas urbanas.

O Globo fez uma matéria sobre a perda florestal e outra sobre o avanço dos pastos na Amazônia. O Estadão também escreveu sobre a nova coleção do MapBiomas.

 

ClimaInfo, 30 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar