Programa chinês Belt and Road pode elevar a temperatura global em 2,7°C

3 de setembro de 2019

Os trilionários investimentos chineses previstos no programa Belt and Road podem explodir o limite de aquecimento de 2°C estabelecido pelo Acordo de Paris.

Os 126 países envolvidos no programa chinês respondem, hoje, por 28% das emissões globais, mas – se seguirem suas atuais trajetórias – podem chegar a 66% das emissões globais até 2050, concluíram pesquisadores liderados por Ma Jun, assessor especial do Banco Central da China.

Isto poderia implicar níveis globais de carbono subindo para quase o dobro do necessário para a manutenção do aquecimento global em 2°C.

O estudo estimou que mais de US$ 12 trilhões em investimentos em infraestrutura precisariam ser “descarbonizados”, e pediu salvaguardas que garantam o emprego das tecnologias e práticas de baixo carbono hoje existentes, embora mesmo isso possa não ser suficiente para atingir as metas de Paris.

 

ClimaInfo, 3 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar