Quase toda a madeira que sai da Amazônia é ilegal

17 de setembro de 2019

“Sendo otimista, 90% da madeira que sai da Amazônia é ilegal”. A frase é do Superintendente da Polícia Federal no Amazonas, delegado Alexandre Saraiva. E ele complementa: “A gente vê aquelas fraudes, aquelas coisas ruins que aconteceram na Mata Atlântica há 100 anos; estão acontecendo do mesmo jeito na Amazônia”.

O site Amazônia Real informa que 25 empresas do setor madeireiro são suspeitas de fraudar o Documento de Origem Florestal (DOF). Saraiva explica o esquema: “As madeireiras usam ‘laranjas’ para gerar créditos. Com o documento, tiram a madeira de um lugar que não está descrito ali. Ou porque é mata, é floresta intocada; ou porque não tem mais nada para tirar. De onde ele tira? De Terra Indígena, de Unidade de Conservação, de terras da União, ou de área fora da área do manejo.”

O delegado conta ainda que a maior parte da madeira é exportada para a Europa e os EUA.

Por isso, Leonardo Galiano, do Ministério Público diz que deveria haver um controle rigoroso por parte dos países-sede das empresas compradoras.

 

ClimaInfo, 17 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar