Os últimos 5 anos foram os mais quentes da história, mostra a Organização Meteorológica Mundial

23 de setembro de 2019

A temperatura média mundial do período de 5 anos que vai de 2015 a 2019 foi mais alta do que a de qualquer outro período de 5 anos desde que os registros começaram a ser feitos. Segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial (WMO), “atualmente, calcula-se estarmos 1,1°C acima da era pré-industrial (1850-1900) e 0,2°C acima de 2011-2015.”

As emissões globais, ao invés de diminuir, crescem a uma taxa de 2% ao ano. No ano passado, elas chegaram a quase 40 bilhões de tCO2e e é muito difícil que comecem a cair antes de 2030.

Para manter o aquecimento global abaixo de 2°C será preciso triplicar o conjunto das políticas das atuais NDCs. Para mantê-lo abaixo de 1,5°C, o esforço terá que ser cinco vezes maior, ou ‘mais ambicioso’, como se diz no jargão climático.

Diz a WMO no relatório: “Existe um reconhecimento crescente de que os impactos do clima estão nos atingindo de maneira mais forte e mais cedo do que as avaliações climáticas indicavam apenas uma década atrás.”

O Globo e o Valor deram a notícia.

 

ClimaInfo, 23 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar