Novo índice global de preços de carbono

27 de setembro de 2019

Há vários mercados de carbono no mundo e faz falta um indicador ou indicadores que permitam comparar os preços praticados. A IHS Markit, empresa provedora de informações de mercados em geral, lançou ontem um índice combinando os preços praticados no Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia (EU-ETS), o programa da Califórnia e a Iniciativa Regional de Gases de Efeito Estufa (RGGI) dos estados do Nordeste dos EUA.

O preço ponderado da tonelada de carbono entre esses mercados é de quase US$ 24. Eles também estimaram que, olhando de janeiro do ano passado até agora, o retorno potencialmente ganho pelos investidores em projeto de carbono é de mais de 130%.

É possível obter mais informações no site da IHS Markit. A notícia saiu no epbr e no Financial Times.

Igualmente, vale a leitura do artigo de Claire Jones, também no Financial Times. Ela pergunta: qual o real custo das emissões de gases de efeito estufa? E discute porque tem gente que acha que este preço de US$ 24 é baixo demais para promover alguma mudança, quanto mais “a” mudança necessária para limitar o aquecimento global.

 

ClimaInfo, 27 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar