
Nordeste Potência - Mais emprego, mais água, mais energia para o Brasil
Projeto desenvolve ações em prol da inclusão social e respeito aos povos tradicionais
Num cenário de consolidação do Nordeste como região do País com maior potencial de geração de energia por fontes renováveis, surgiu, em julho de 2022, uma iniciativa para garantir que essa transição energética ocorra com menos impactos sociais e ambientais possíveis, criando empregos e oportunidades.
O Plano Nordeste Potência visa a promover o desenvolvimento verde, inclusivo e justo da região, com base em fontes de energia como o vento, o Sol e a água. Desde seu lançamento, o plano promoveu a inclusão do tema no debate eleitoral dos candidatos aos governos estaduais, democratiza as informações sobre o potencial das fontes renováveis e está iniciando parcerias para capacitação da população com foco na energia solar e eólica, além de apoiar a inclusão do tema no Congresso Nacional.
Uma atenção especial foi dedicada à revitalização da bacia do Rio São Francisco, jóia do Nordeste que sofre com o desmatamento e o uso indiscriminado de suas águas. Garantir recursos hídricos abundantes é fundamental para que a matriz elétrica brasileira seja baseada em uma composição entre fontes eólica, solar e hídrica.
Outra linha de ação fundamental é a discussão sobre melhores salvaguardas socioambientais para a instalação de centrais eólicas e solares, além de linhas de transmissão, com comunidades impactadas e outros parceiros da sociedade civil. Afinal, as fontes renováveis de geração de energia são fundamentais para combater as mudanças climáticas, mas os empreendimentos não podemos passar por cima dos direitos e das necessidades das populações.
O Plano Nordeste Potência resulta de uma coalizão de cinco organizações civis brasileiras: Centro Brasil no Clima, Fundo Casa Socioambiental, Grupo Ambientalista da Bahia, Instituto ClimaInfo e Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).