O peso das baterias no crescimento dos veículos elétricos

 veículos elétricosAtualmente, a bateria vale um terço do custo de um carro elétrico. Com a diminuição de seu preço, espera-se que a demanda por veículos elétricos cresça substancialmente. 

 

O custo das baterias de lítio-íon caiu dramaticamente de US$ 1000/kWh, em 2008, para US$ 268/kWh, em 2015 – uma redução de 73% em sete anos. A queda dos preços das baterias impulsionou um crescimento exponencial dos veículos elétricos.

 

E o custo das baterias continua a cair. Em abril de 2017, os custos das baterias da Tesla eram de US$ 190/kWh, diminuídos pela produção em série da Gigafábrica  da empresa, em Nevada. Até 2018, espera-se que a Gigafábrica reduza os custos em mais 30% e a empresa espera produzir 35 GW/ano de baterias de lítio-íon, o equivalente à atual “produção combinada de baterias do mundo todo”.  Até 2020, o custo da bateria cairá para US$ 100/kWh, afirma a Tesla. A BNEF prevê que os custos das baterias cairão para US$ 73/kWh até 2030.

 

baterias veículos elétricosFonte: BNEF NEO, 2016