Salles transforma o ministério do meio ambiente em quartel

O pedido de demissão do presidente do ICMBio levou seus diretores a também apresentarem suas renúncias ao ministro Ricardo Salles. Salles levou poucas horas para substituir o presidente o órgão pelo Coronel Homero Cerqueira, da PM paulista. E levou ainda menos tempo para substituir os demais demissionários. Ontem, pela manhã, ele tuitou: “Tenho a alegria de anunciar os novos diretores: Cel. PM Lorencini, Ten. Cel. PM Simanovic, Major PM Marcos Aurélio e Major PM Marcos José, que junto ao Cel. PM Homero, farão um grande trabalho”. O Direto da Ciência noticiou os pedidos de demissão.

Na pressa em transformar seu ministério em quartel, Salles nomeou mais dois oficiais para cargos de alto coturno. O brigadeiro Eduardo Camerini ocupará a importante Secretaria de Biodiversidade, tendo a tenente Mirella Vargas como sua adjunta. O único civil nomeado nesta semana foi um grande amigo. André Pitaguari Germanos será o diretor do departamento de recursos externos da secretaria-executiva do ministério. Ana Carolina Amaral explica na sua matéria os detalhes do porquê do título de sua matéria: “Salles nomeia amigo no Meio Ambiente sem critérios exigidos pelo governo”.

Por conta do número de militares nomeados, Luiz Calcagno, do Correio Braziliense, escreve sobre possíveis disputas dentro do ministério e prevê a possibilidade “de uma possível reestruturação do ICMBio para aumentar o poder de governadores nos estados, com poder até para indicar as representações regionais, o que não ocorre hoje.” A entrada do batalhão de PMs talvez faça parte desta reestruturação, na medida em que, funcionalmente, respondem aos governadores.

Em tempo: não contente em mexer no topo, Salles ainda arrumou tempo para espezinhar os do “andar de baixo”. Mandou demitir o chefe do parque que visitou semana, quando foram desencadeados os fatos que levaram às demissões dos dirigentes do órgão.

 

ClimaInfo, 25 de abril de 2019.