O caos provocado pelos garimpos ilegais

garimpeiros

Garimpeiros bloquearam a BR-163, perto de Itaituba, em protesto contra uma operação do Ibama que destruiu uma retroescavadeira e outras máquinas e bombas usadas em garimpos ilegais.

A situação vinha escalando, segundo relatam Rubens Valente e Fabiano Maisonnave, na Folha. No final de semana, os garimpeiros fizeram panfletos e vídeos cobrando que o governo federal parasse com as operações do Ibama e do ICMBio. A matéria conta que um garimpeiro gravou um áudio pedindo para os colegas prenderem os fiscais dentro da reserva pública: “Bicho, eu acho que tinha que trancar essa saída dessas camionetes aí. E chamar a população e não deixar esses ‘fdp’ sair daí de dentro. Rapaz, isso aí não tem ordem do governo para fazer isso aí, não. […] O governo é a favor da garimpagem, pô. Isso está fora da lei. Tem que prender esses vagabundos aí […] Junta todo mundo e tranca eles aí.”

Cabe ao ministro Moro mandar prender os criminosos.

Em tempo: o desrespeito à lei no Pará deve aumentar depois do novo superintendente regional do Ibama para o estado, o coronel da Polícia Militar, Evandro Cunha dos Santos, afirmar que tem ordens para interromper a queima de veículos que são flagrados pela fiscalização do órgão cometendo crimes ambientais na Amazônia. A declaração foi dada nesta segunda-feira (9/9), em audiência pública na cidade de Altamira (PA), organizada pelo über ruralista Nabhan Garcia.

 

ClimaInfo, 10 de setembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)