Carbono: o Brasil tem tudo para ser o primeiro grande país industrializado a zerar as emissões deste poluente, o que nos transformaria numa referência planetária em estratégia contra as mudanças climáticas.
Mas precisamos de um plano, e vamos começar a traçá-lo no Seminário Carbono Zero: O Caminho.
O Brasil vem debatendo intensamente nas últimas décadas estratégias para reduzir o desmatamento e outras emissões de gases de efeito estufa associadas ao uso da terra, mas as emissões derivadas da geração da energia, da queima de combustíveis fósseis no transporte e na produção industrial não têm recebido a mesma atenção. Mas o país ainda tem grandes vantagens comparativas em relação a outros países, conta com recursos, alternativas tecnológicas e, sobretudo, com setores empresariais dispostos a enfrentar o desafio climático como oportunidade.
Precisamos traçar um plano para fazer a transição para uma economia carbono-zero. Para construir uma primeira versão deste plano, o Observatório do Clima e o GT infraestrutura realizarão um ciclo de workshops preparatórios e um Seminário. O resultado não será certamente um plano com todas as respostas, ações e prazos. Mas um guia com os desafios para a montagem deste plano. Procuraremos reunir representantes de diversos setores econômicos e áreas de conhecimento para identificar as dificuldades, as principais questões a enfrentar, os grandes debates a resolver e as lacunas de conhecimento que precisam ser preenchidas.
O Seminário Brasil Carbono Zero 2050: O Caminho será o início da nova rota do país para uma economia e uma sociedade sem impactos sobre o clima.
A ideia não é construir um mapa técnico para a descarbonização, mas criá-lo por meio do debate entre as organizações destas duas redes com acadêmicos e associações empresariais de setores “climate friendly”, como a indústrias solar, eólica, da eficiência energética e outras. O mapa do caminho a ser construído deverá ser revisto, anualmente ou a cada dois anos, à luz da evolução da política brasileira e dos avanços técnico-científicos e de gestão nos campos do conhecimento, da técnica e dos setores econômicos prioritários para uma economia carbono zero.
O Seminário acontecerá no dia 19 de março de 2019 em São Paulo. Reunirá cerca de 200 convidados, entre representantes da iniciativa privada, pesquisadores especializados nos temas em discussão e técnicos de governos. Contaremos com o auxílio de facilitadores para conduzir um processo que leve a construção de um documento reunindo o melhor conhecimento do grupo.
O seminário se baseará nos levantamentos técnico sobre os temas a serem realizados em 5 workshops prévios.
OS WORKSHOPS
Nas semanas que antecedem o seminário Brasil Carbono Zero 2050 – O Caminho, as organizações que fazem parte da iniciativa realizarão um circuito de workshops para levantar o melhor conhecimento atual sobre os principais temas a serem discutidos.
Nas semanas que antecedem o seminário Brasil Carbono Zero 2050 – O Caminho, as organizações que fazem parte da iniciativa realizarão um circuito de workshops para levantar o melhor conhecimento atual sobre os principais temas a serem discutidos.
MOBILIDADE URBANA
Local: São Paulo
Data: 12/02
Algumas perguntas:
-
Teremos políticas públicas de desestímulo ao automóvel particular?
-
O que fazer para estimular o transporte público e a mobilidade ativa?
-
Como reduzir as emissões do transporte público?
-
Quais são os impactos dessas medidas para as cadeias de produção?
-
Qual é o papel da eletricidade versus biomassa?
ENERGIA ELÉTRICA
Local: Rio de Janeiro
Data: 14 e 15/02/2019
Algumas perguntas:
-
Como aumentar a escala das fontes renováveis como solar e eólica?
-
Como criar um programa amplo de eficiência energética?
-
Qual o perfil ideal de armazenamento no Brasil?
-
Existe papel para hidrelétricas reversíveis?
-
Qual é o papel para baterias na estocagem de energia em prédios?
-
Há alguma barreira regulatória às fontes renováveis a ser superada?
-
Qual o futuro das hidrelétricas na Amazônia?
-
Como usar os leilões de eficiência energética?
-
O que esperar do futuro das termelétricas a carvão, óleo combustível, gás natural e gás metano?
-
Como escapar do carbon lock-in? (da mera substituição do carvão por outros combustíveis fósseis)?
INDÚSTRIA
Local: São Paulo
Data: 19/02/2019
Algumas perguntas:
-
Será preciso substituir o cimento, o aço e o cal ou haverá formas de reduzir as emissões em seus processos?
-
Quanto custariam essas soluções?
-
Quanto tempo levariam?
-
Qual o impacto da indústria 4.0 no perfil e na quantidade das emissões?
-
Que novas tecnologias podem reduzir as emissões dos processos industriais?
TRANSPORTE DE CARGA/LOGÍSTICA
Local: Brasília
Data: 26/02/2019
Algumas perguntas:
-
Qual é a prioridade para reduzir as emissões da carga: os caminhos para exportação de grãos e minérios ou o transporte de cargas diversificado dentro do país?
-
Com 70% da carga geral transportada entre SP, RJ, BH, é possível falar em eletrificação?
-
Quais as alternativas?
-
Quais os entraves para a cabotagem assumir parcela maior do transporte de carga geral?
-
Como fazer a transição com menor impacto social?
-
Quais são as vantagens de aumentar a eficiência do sistema?
Aqui serão colocados os materiais que serão distribuídos aos participantes dos workshops, os resumos dos resultados destes e, também, os principais fatos e documentos do Seminário.
LINK PARA PRÉ INSCRIÇÕES