A Vale sabia

7 de fevereiro de 2019

Não encontramos nada melhor que a postagem feita no Facebook pela jornalista Ana Lucia Azevedo, d’O Globo, para comentar as revelações da noite de ontem sobre a tragédia provocada pela Vale em Brumadinho:

 

A Vale sabia. A Vale não fez nada. A Vale podia ter evitado. A Vale ignorou os alertas. A Vale, seus diretores, vão carregar para sempre mais de 300 mortes nas costas.

O depoimento à PF dos engenheiros provoca vergonha da espécie humana, que possam existir pessoas assim. Bônus valem mais que vidas.  A decisão de seus diretores é inominável.

Terminou em assassinato em massa.

Me emocionei junto com o especialista em segurança de barragens. Ele não podia acreditar que o comando da Vale pudesse ter salvado vidas e ignorado. Em 30 anos de jornalismo nunca vi nada tão abjeto e repulsivo quanto esses depoimentos à PF, o choro de mentirinha do CEO da Vale, dizendo que nada sabia. O comando da Vale é uma vergonha para o Brasil. Ruína da mineração. Humilhação para o setor. Autor, por omissão, de homicídio em massa.

 

A matéria d’O Globo escrita por Ana Lúcia pode ser lida aqui.

Em tempo: no começo da noite de ontem, Andréia Sadi e Marcelo Parreira, já reportavam na Globonews que a troca de emails entre os engenheiros da TÜV SÜD Brasil, empresa responsável pelos laudos de segurança da barragem, e gente da Vale revelava que a empresa sabia de “problemas” com os piezômetros, sensores de monitoramento da barragem.

 

Boletim ClimaInfo, 7 de fevereiro de 20019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar