Um quarto do Congresso recebeu 83 milhões em doações de campanha de desmatadores e escravagistas

7 de fevereiro de 2019

O Repórter Brasil (RB) fez um bom retrato do atual Congresso. Examinando as doações feitas às campanhas, o RB mostrou que “pelo menos 131 deputados federais e 17 senadores eleitos (…) receberam, ao todo, R$ 8,3 milhões em doações de campanha de empresários” donos ou diretamente ligados a empresas autuadas pelo Ibama por crime ambiental ou que entraram na “lista suja” do trabalho escravo do Ministério do Trabalho. Entre os beneficiados estão o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o eterno senador Renan Calheiros. Na lista também estão dois dos mais importantes ministros do governo Bolsonaro: Onyx Lorenzoni, da casa civil, e Tereza Cristina, da agricultura. A matéria reforça que não há nenhuma ilegalidade nas doações.

Mas, como ninguém é obrigado a aceitar uma doação, talvez caiba uma pequena alteração no velho adágio: “diz-me de quem recebes doações e te direi quem és”.

 

Boletim ClimaInfo, 7 de fevereiro de 20019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar