Parlamento sul-africano aprova imposto sobre o carbono

21 de fevereiro de 2019

A África do Sul introduzirá um imposto sobre o carbono no dia 1º de junho, depois da medida ter sido finalmente aprovada pelo Parlamento do país na 3ª feira, noticiaram a Reuters e a Climate Home News. O imposto de carbono foi discutido pela primeira vez em 2010, conforme explicado no perfil detalhado da África do Sul publicado em 2018 pelo Carbon Brief. O novo imposto começará em 120 Rands (US$ 8,50) por tonelada de CO2, mas as permissões isentas de impostos cobrirão até 95% das emissões no primeiro período até 2022.

Ao mesmo tempo, o governo sul-africano socorrerá a empresa estatal de serviços públicos, a Eskom, com US$ 5 bilhões em três anos. A empresa está em crise, uma vez que as vendas de eletricidade estagnaram enquanto o custo do carvão – do qual obtém a maior parte da sua energia – aumentou acentuadamente e as suas novas centrais de carvão ultrapassaram seus orçamento, relata o Financial Times, que também aponta para “anos de má gestão corrupção e clientelismo”.

 

Boletim ClimaInfo, 22 de fevereiro de 2019.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar