Investidores e cientistas fazem crítica pesada aos cenários futuros da Agência Internacional de Energia

5 de abril de 2019

O World Energy Outlook publicado no ano passado pela Agência Internacional de Energia (IEA) trouxe alguns cenários para o aquecimento global, dos quais, o que a Agência pensava ser o mais crível, nos levaria a um aquecimento maior que 3°C acima dos níveis de temperatura pré-industriais. Mesmo o cenário menos agressivo, apresentava 50% de chances de termos um aumento da temperatura média da ordem de 1,7°C. Nesta semana, o Financial Times publicou uma carta de gestores de investimento e cientistas do clima endereçada à Agência que faz uma forte crítica ao Outlook: “Sem a inclusão de um cenário central e realístico de 1,7°C, o World Energy Outlook abdicaria de sua responsabilidade de continuar a mapear os contornos do caminho do setor energético global”. Para Ingrid Holmes, da Hermes Investment Management, “na pior situação, a Agência poderia usar esses cenários como folhas de figueira para disfarçar a inação.” A carta pede à IEA que concentre seus cenários em torno das metas do Acordo de Paris e não mais no que a Agência chama de “Cenário de Novas Políticas”, que não passa do velho conhecido business-as-usual. Preocupa a influência da Agência sobre os governos, o mundo dos negócios, os grupos de lobby e até sobre as ONGs climáticas.

É frequente se ouvir a crítica de que a IEA é fortemente influenciada pela indústria fóssil, e são frequentes os discursos de seu presidente a seu favor. Assinam a carta, entre outros, a Hermes Investment Management, o Allianz Group e a Legal & General Investment Management. Até o Houston Chronicle, da capital mundial do petróleo, publicou uma matéria sobre a crítica à Agência.

 

ClimaInfo, 5 de abril de 2019.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar