Falta d’água ameaça Belo Horizonte

8 de abril de 2019

O desastre provocado pela Vale em Brumadinho colocou Belo Horizonte na triste lista das capitais que convivem com o estresse hídrico. Depois das crises hídricas vividas por São Paulo entre 2013 e 2014, e por Brasília entre 2016 a 2018, a capital mineira vê seus reservatórios baixando perigosamente. Mas, enquanto as duas primeira crises foram consequência de má gestão e de falta de chuva, a falta d’água em BH tem um outro nome: Vale. O rio Paraopeba era responsável pelo abastecimento de metade da água da região metropolitana e 30% da capital. Matéria do BHAZ diz que a capacidade dos dois reservatórios existentes está limitada aos próximos 18 meses.

Recentemente, a Cidade do Cabo viveu meses na expectativa do Dia Zero, quando não haveria mais água nas torneiras. Poucas semanas antes do dia programado, choveu o suficiente para afastar a ameaça. O diagnóstico da situação foi a combinação de uma governança precária da água com uma longa e forte seca, do tipo que a mudança do clima promete acirrar. A humanidade está conseguindo gerar crises hídricas antes mesmo do clima piorar dramaticamente a situação.

 

ClimaInfo, 8 de abril de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar