A energia nuclear, o sequestro do carbono da atmosfera e a geoengenharia solar não nos salvarão da mudança do clima

9 de abril de 2019

As empresas globais de combustíveis fósseis estão enfrentando uma série de processos judiciais, resoluções de investidores e regulamentos que as pressionam a investir mais em energia limpa. Além disso, grupos ativistas pressionam pela manutenção do carvão, do petróleo e do gás natural no subsolo. A reação das empresas – e de vários outros setores – a estes movimentos combinam o greenwashing com tentativas de desenvolvimento de alternativas ao abandono dos combustíveis fósseis. Em três tempos:

  1. Matéria do New York Times relata o investimento feito recentemente por algumas das maiores empresas de combustíveis fósseis do mundo (Chevron, Occidental Petroleum e BHP) na Carbon Engeneering, uma pequena empresa canadense que anuncia estar à beira de um avanço na solução do que afirma ser um quebra-cabeça crítico para a mudança do clima: remover o carbono da atmosfera.
  2. Com o título ‘A energia nuclear pode salvar o mundo’, um artigo de opinião, publicado, também, no NYT pelos autores do livro ‘A bright future‘, no último sábado, defende a expansão da tecnologia como a maneira mais rápida de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e descarbonizar a economia global.
  3. Há pouco mais de uma semana, o professor de Harvard, David Keith, defendeu o investimento global em pesquisas na área de geoengenharia solar como forma de redução dos riscos climáticos (leia o artigo no site do ClimaInfo).

Apesar da urgência da questão climática nos obrigar a considerar estas e muitas outras alternativas, o Relatório Especial 1,5oC do IPCC afirma que, para mantermos o aquecimento global abaixo deste limite de aquecimento, teremos que reduzir as emissões líquidas de CO2 em 45% até 2030, e as zerarmos até 2050. Daí que a captura de carbono da atmosfera, a energia nuclear e a geoengenharia solar não resolvem o problema.

Em tempo: muita gente não acredita que conseguiremos fazer o que o IPCC considera cientificamente necessário sem uma profunda mudança política. Para a pesquisadora Grace Blakeley, do think tank da esquerda britânica IPPR, a única maneira de deter a mudança do clima é desafiar a lógica do capitalismo: “temos de romper com um sistema em que o valor de tudo é determinado pela quantidade de dinheiro que os ricos podem ganhar.”

 

ClimaInfo, 9 de abril de 2019.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar