Salles: Conama encolhe, mas não desaparece

10 de abril de 2019

Na 2ª feira, a AP soltou uma matéria mostrando os planos da equipe de transição para a redução do Conama a pó. A ideia era dissolver o Conselho e substituí-lo por um “conselho governamental” composto de 5 pessoas indicadas pelo governo mais o ministro do meio ambiente. O Conselho Nacional do Meio Ambiente, criado em 1981, tem mais de 100 membros, dentre os quais representantes da sociedade civil e de vários ministérios e autarquias.

Em entrevista à Reuters, Salles disse que o Conama continuará a existir, porém numa versão, digamos assim, anoréxica. Salles disse querer um Conselho mais eficiente e que, para isso, pretende reduzir o número de membros: “ter um conselho com por volta de 100 membros é completamente improdutivo”.

O ministro parece não saber que a tal “falta de produtividade” produziu uma legislação ambiental tida como das mais avançadas do mundo, embora sua aplicação deixe a desejar. O ministro, aliás, é um exemplo desta falha. Condenado por improbidade administrativa por ter prejudicado o meio ambiente em São Paulo, não só não foi preso como pode seguir pregando suas ideias de eficiência burocrática.

 

ClimaInfo, 10 de abril de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar