Bolsonaro assina ‘revogaço’ aos 100 dias de governo

12 de abril de 2019

Bolsonaro mal cumpriu ⅓ de suas promessas para os 100 primeiros dias de governo, mas como o show deve continuar, assinou ontem, de uma só vez, 18 novos projetos de lei e decretos. Os atos extinguiram 250 decretos anteriores, além de “extinguirem e estabelecerem diretrizes, regras e limitações para colegiados da administração pública federal”.

Até o fechamento destas notas, os documentos ainda não haviam sido publicados e, portanto, não se sabia exatamente quais decretos haviam sido extintos e quais seriam os efeitos colaterais das extinções, assim como quais colegiados serão afetados, e de que maneira. Há o temor de que os colegiados da área de meio ambiente e de direitos humanos sejam bastante impactados. Especificamente para a pasta do meio ambiente, o presidente assinou um decreto sobre a conversão de multas ambientais em ações de recuperação e preservação do meio ambiente, coisa que, aliás, já existia. O que o decreto faz é acabar com o recém estabelecido mecanismo que dava um desconto sobre as multas ambientais se estas fossem depositadas em um fundo administrado pelo Ibama para a implantação de programas ambientais estratégicos. Volta-se ao velho esquema no qual cada empresa decide onde aplicar os recursos das multas (mas ainda recebendo o desconto).

 

ClimaInfo, 12 de abril de 2019.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar