12% das espécies estão ameaçadas de extinção

23 de abril de 2019

A AFP teve acesso a uma versão preliminar do relatório da Plataforma Intergovernamental de Política Científica sobre Biodiversidade (IPBES), que está para a biodiversidade como o IPCC está para o clima. Segundo a agência de notícias, o grande destaque do trabalho diz que “evidências independentes apontam para uma rápida e iminente aceleração da taxa de extinção de espécies (…) entre meio milhão e 1 milhão de espécies devem estar em risco de extinção, muitas delas nas próximas décadas”. Por trás disso está a mudança do clima e as perdas da qualidade do ar, de água potável, de florestas, de insetos polinizadores, de peixes ricos em proteínas e de manguezais que bloqueiam tempestades. O relatório também estima que ¾ da superfície terrestre, 40% do ambiente marinho e ½ dos cursos d’água já foram “severamente alterados”.

Uma nota do IPBES avisa que a versão divulgada pela AFP é preliminar e que esta será submetida à aprovação do corpo científico na semana que vem, podendo sofrer modificações.

O site da rádio Gaúcha Zero Hora comentou o relatório.

Em tempo: estima-se que existam por volta de 8 milhões de espécies no planeta.

 

 

ClimaInfo, 24 de abril de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar