Ruralismo-extremo quer acabar com Ibama, ICMBio, Funai e unidades de conservação

23 de abril de 2019

Ciro Barros faz na Pública um relato assustador de uma reunião para convidados do ministério da agricultura organizada pelo secretário especial de assuntos fundiários e über ruralista Nabhan Garcia e pela Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa). Orador após orador pedindo para o governo acabar com o Ibama, o ICMBio, o Incra e a Funai, pedindo a extinção de todas as unidades de conservação, as Terras Indígenas… Barros escreve que “diante da ministra, do ‘vice-ministro’ Nabhan e outras autoridades, como o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), general Jesus Corrêa, o presidente do Ibama, Eduardo Fortunato, e o secretário executivo da Secretaria de Governo, Mauro Biancamano, a principal exigência colocada à mesa pelos ruralistas foi a flexibilização radical (talvez o termo correto seja desmonte) da fiscalização ambiental feita em solo paraense (…) o radicalismo das demandas foi tamanho que levou os representantes do governo Bolsonaro à não usual posição de pedir ponderação, cautela e apego à institucionalidade aos presentes.”

Nabhan chegou a explicar que “não se acaba com a Funai como você tá dizendo. Aqui não tem espaço para a pirotecnia, me desculpe. Se tem alguém aqui formado em direito, sabe o que eu tô dizendo. Não é assim que se acaba com Funai, com Ibama, com Incra. Não é assim. Não se acaba, aí é pirotecnia.”

Discursaram, políticos e grileiros que desde o governo Temer tentam acabar com a proteção da Flona do Jamanxim e, também, políticos de Roraima que vivem em permanente guerra contra a Reserva Raposa Terra do Sol. Basicamente o mesmo grupo pediu, também em 2017, o fim do Fundo Amazônia.

Em tempo: a propósito do projeto de lei do senador Flávio Bolsonaro que quer extirpar a Reserva Legal do Código Florestal, Marcelo Leite, na Folha, escreveu uma matéria contundente com o título “Filho 01 é mais ruralista do que os reis do agro”.

 

ClimaInfo, 23 de abril de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar