Chuva, muita chuva sobre Moçambique, Indonésia e Canadá

Moçambique: continua chovendo forte no norte do país e a contagem de mortos já passou de 40. O tempo ruim impede o transporte por aviões da ajuda aos atingidos pelo furacão Kenneth. Este foi o ciclone mais forte a atingir o continente africano. E continua sendo destaque na Al Jazeera, no site sul-africano eNCA e no site NPR, que publicou fotos impressionantes. Saviano Abreu, do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários escreveu um belo artigo com histórias de resiliência e generosidade.

Indonésia: nos últimos dias, a ilha de Sumatra também foi atingida por tempestades violentas que provocaram deslizamentos e pelo menos 29 mortes. Milhares de pessoas ocupam os centros de evacuação.

Canadá: o país também está sofrendo com chuvas torrenciais. Um dique estourou e forçou a evacuação de mais de 6.000 pessoas de um subúrbio de Montreal. Em outras partes da província de Quebec e nas províncias Ontário e Nova Brunswick, mais 3.000 pessoas tiveram que ser evacuadas. As enchentes mostram que o país não está suficientemente preparado para as mudanças do clima. Em outubro, serão realizadas eleições gerais e, desde já, a mudança do clima é parte importante das campanhas.

Angola: por lá a catástrofe do momento é a falta de chuvas; em algumas regiões não chove há 2 anos. Um artigo da Reuters relata que entre 2 a 3 milhões de pessoas estão ameaçados de fome e que milhares de crianças já estão subnutridas. Na vizinha Namíbia, a situação é semelhante.

 

ClimaInfo, 2 de maio de 2019.