Crise climática: ameaça de inundações pode forçar o abandono das cidades do Reino Unido

9 de maio de 2019

Um alerta sinistro (ou será realista?) da Agência de Meio Ambiente do Reino Unido foi a principal notícia da primeira página do jornal inglês The Guardian de ontem: comunidades inteiras poderão ser afastadas da área costeira e das várzeas dos rios ao longo da preparação do Reino Unido para um aquecimento global de até 4°C. Muito além das metas do Acordo de Paris, portanto. A presidente da Agência disse que será necessário tomar decisões difíceis nos próximos anos para garantir que o Reino Unido seja resiliente às inundações e à erosão costeira: “Precisamos desenvolver normas consistentes para termos resiliência e ajudar as comunidades a compreender melhor os seus riscos e lhes dar mais controle sobre como se adaptar”. Os investimentos demandados pela estratégia de adaptação à mudança climática da Agência envolvem investimentos de pelo menos 1 bilhão de libras, relata a Press Association. A ministra do Meio Ambiente, Therese Coffey, disse que o governo já está investindo £2,6 bilhões em seis anos em “mais de 1.500 projetos para a proteção de 300.000 casas”, segundo informa a BBC News, mas “a ameaça da mudança climática significará um risco crescente, e preparar o país é uma prioridade para o governo e para a nação como um todo”.

Tanto empenho por lá, enquanto por aqui o ministro do meio ambiente diz que a mudança climática é uma questão acadêmica.

 

ClimaInfo, 10 de maio de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar