Salles refuta ataques e nega desmanche no meio ambiente

9 de maio de 2019

Em entrevista dada antes da reunião dos ex-ministros do meio ambiente à Daniela Chiaretti, do Valor, o atual ministro repetiu sua versão repaginada do bordão “herança maldita”: “Recebi o ICMBio destruído, com frota sucateada, prédios abandonados, falta de quadros. O Ibama, a mesma coisa (…) Estou consertando o que eles fizeram.” Com o bordão, Salles parece querer encobrir o fato de a área ambiental ter sofrido “cortes profundos de orçamento nos últimos anos, consequência do ajuste fiscal do governo de Michel Temer, lembra a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira. Os cortes penalizaram a área, observou à época o ministro José Sarney Filho”, conforme explica outra matéria do Valor. Nesta, Isabella acrescenta: “Embora se tenha experimentado desde 2015 redução de recursos, não tinha sucateamento no Ibama. Frota, barcos e helicópteros eram terceirizados. Recursos internacionais para Áreas Protegidas da Amazônia [Arpa] e compensação ambiental estavam na ordem do dia.”

Entre as várias perguntas instigantes feitas por Daniela Chiaretti (vale ler a entrevista completa), o ministro foi perguntado sobre o Ibama ter dado ok para o leilão de áreas de petróleo nas proximidades de Abrolhos. Salles disse que esse “ok” não era garantia de licença, e emendou em seguida dizendo que “outros lotes já licitados e arrematados no passado estão mais próximos a Abrolhos do que estes. O Ibama da dona Suely foi quem deu a licença.” Como de hábito, Salles não mostrou nenhum documento para substanciar a acusação. Mas ‘dona Suely’ desmentiu Salles: “entre junho de 2016 e dezembro de 2018, período da minha gestão no Ibama, não assinei nenhuma licença nem documento algum sustentando a possibilidade de leilões de blocos de petróleo em área próxima a Abrolhos”.

 

ClimaInfo, 9 de maio de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar