ONU discute redução da velocidade para forçar a redução das emissões dos navios

Na Organização Marítima Internacional (IMO-ONU) só se tem falado da redução da velocidade dos navios. A estudante e grevista das 6as feiras pelo clima, Noga Levy-Rapoport, fez uma rara intervenção juvenil na plenária da organização na 3ª feira, incitando os navios a acelerarem a ação climática diminuindo suas velocidades.

A França e a Grécia apoiaram a limitação de velocidade, que pode vir a ser aplicada antes de 2023 reduzindo as emissões de 24% a 34% em comparação com a manutenção do status quo. A Dinamarca, a Alemanha e a Espanha são favoráveis a uma “abordagem baseada em metas” que dê aos armadores uma maior margem de manobra quanto ao modo como cumprirão com as normas de eficiência.

O grupo de trabalho sobre os gases de efeito de estufa da IMO reportará suas discussões ao comitê de meio ambiente da organização nesta semana, quando será possível saber se algum dos argumentos convenceu o Brasil e/ou a Arábia Saudita. O Wall Street Journal e a Climate Change News deram a matéria. Aliás, a Climate Change News deu duas matérias a respeito.

 

ClimaInfo, 13 de maio de 2019.