‘Fracking’ provoca terremotos a dezenas de quilômetros

17 de maio de 2019

Artigo na The Conversation traz novidades sobre a distância até onde podem ser sentidos os tremores de terra causados pelo fracking, o fraqueamento hidráulico.

Até agora, a indústria trabalhava com a estimativa dos abalos provocados pelo fracking ficarem restritos a um raio de 1 a 2 quilômetros. O que este artigo mostra é que a atividade pode causar terremotos a dezenas de quilômetros de distância. Dependendo da existência de falhas geológicas, de sua profundidade e extensão, o fracking pode ser o gatilho de terremotos sentidos em distâncias de até 50 km.

Produtores precisarão, portanto, mapear com mais precisão as falhas existentes no entorno das áreas que pretendem explorar, o que acabará favorecendo as grandes empresas, com capacidade de bancar estes estudos.

O estudo também cita o caso na Holanda, onde o maior campo de fracking na Europa será fechado até 2030 por causar danos constantes em casas e edificações das redondezas, e do principal campo norte-americano no estado de Oklahoma, onde as autoridades estão aumentando as restrições por conta dos vários terremotos categoria 5 ocorridos nos últimos anos.

 

ClimaInfo, 17 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar