Macron diz que a França apoiará os Povos Indígenas brasileiros

20 de maio de 2019

Na semana passada, o presidente francês Emmanuel Macron recebeu o líder indígena Raoni. Ele disse que Raoni sabia melhor que ninguém que “nosso planeta sofre como decorrência das atividades humanas” e anunciou a vontade de promover uma cúpula internacional de Povos Indígenas do mundo inteiro no próximo ano.

Raoni viaja pela Europa com outros líderes indígenas – Kailu, Tapy Yawalapiti e Bemoro Metuktire – para alertar a opinião pública e os líderes políticos internacionais dos riscos enfrentados pela reserva do Xingu, de cerca de 180 mil km2, e para levantar “1 milhão de euros para financiar muros verdes feitos de bambu, para delinear a grande reserva do Xingu”. Os líderes têm relatado a constante invasão de madeireiros, garimpeiros e grileiros de terras.

A Folha e o site Terra publicaram matérias sobre a reunião com Macron.

Em tempo: por aqui, outro líder indígena, Davi Kopenawa, denunciou a invasão das terras Yanomami, em Roraima, por 20 mil garimpeiros: “eu calculo que quatro rios – Uraricoera, Mucajaí, Apiaú e Alto Catrimani – estão poluídos. Eu calculo o número de garimpeiros em 20 mil. Está piorando, está chegando (mais gente). Eles não estão trazendo nada [de bom]. Só estão trazendo problema. A doença que cria é a malária, já aumentou nesse lugar. Lá no Amazonas, na região Marari, a malária aumentou. Já matou quatro crianças,” disse Kopenawa.

 

ClimaInfo, 20 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar