O desmatamento “embutido”na carne vendida nos supermercados ingleses

23 de maio de 2019

Uma das forças que mais promove o desmatamento da Amazônia é a pecuária. Entre 60% e 80% das áreas desmatadas nos últimos anos viraram pasto. Daí que é importante entender se o consumidor dessa carne sabe que, no fundo, está comendo aquecimento global.

Uma checagem feita em supermercados do Reino Unido encontrou carnes da JBS à venda nas grandes cadeias de supermercados Sainsbury’s, Asda, Lidl e Carrefour com as marcas JBS, Princes e Simmenthal.

O pessoal do Illegal Deforestation Monitor (IDM) e da Earthsight, responsáveis pela checagem, lembrando que a JBS já foi flagrada em casos de “corrupção em larga escala, escravidão moderna, desmatamento ilegal, carne contaminada”, diz que “desafia a imaginação pensar o que mais um fornecedor precisaria fazer para ser rejeitado pelos supermercados. É chocante o quanto eles priorizam o lucro no lugar de princípios. É improvável que os seus clientes fizessem as mesmas escolhas se confrontados com os mesmos fatos.” O jornal inglês The Independent e o site brasileiro Sputniknews divulgaram a checagem.

Em tempo: o pessoal da Amigos da Terra divulgou uma pesquisa recente da YouGov mostrando que 87% dos europeus apoiam novas leis para combater o desmatamento no mundo.

 

ClimaInfo, 23 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar