O desmatamento “embutido”na carne vendida nos supermercados ingleses

carne de desmatamento

Uma das forças que mais promove o desmatamento da Amazônia é a pecuária. Entre 60% e 80% das áreas desmatadas nos últimos anos viraram pasto. Daí que é importante entender se o consumidor dessa carne sabe que, no fundo, está comendo aquecimento global.

Uma checagem feita em supermercados do Reino Unido encontrou carnes da JBS à venda nas grandes cadeias de supermercados Sainsbury’s, Asda, Lidl e Carrefour com as marcas JBS, Princes e Simmenthal.

O pessoal do Illegal Deforestation Monitor (IDM) e da Earthsight, responsáveis pela checagem, lembrando que a JBS já foi flagrada em casos de “corrupção em larga escala, escravidão moderna, desmatamento ilegal, carne contaminada”, diz que “desafia a imaginação pensar o que mais um fornecedor precisaria fazer para ser rejeitado pelos supermercados. É chocante o quanto eles priorizam o lucro no lugar de princípios. É improvável que os seus clientes fizessem as mesmas escolhas se confrontados com os mesmos fatos.” O jornal inglês The Independent e o site brasileiro Sputniknews divulgaram a checagem.

Em tempo: o pessoal da Amigos da Terra divulgou uma pesquisa recente da YouGov mostrando que 87% dos europeus apoiam novas leis para combater o desmatamento no mundo.

 

ClimaInfo, 23 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)