Funai volta para o Ministério da Justiça

24 de maio de 2019

A Câmara votou a MP 870 assinada por Bolsonaro no seu primeiro dia de mandato para reorganizar o governo.

Os ministérios ficaram como queria o presidente. Mas a Funai sai do ministério dos direitos humanos e volta para o ministério da justiça, reincorporando a responsabilidade pela demarcação de Terras Indígenas que tinha perdido para o ministério da agricultura.

O ministério do meio ambiente (MMA) perdeu o Serviço Florestal Brasileiro para o ministério da agricultura; perdeu, também, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos para o ministério do desenvolvimento regional.

O MMA ficou com o Conselho Nacional da Amazônia Legal e a atribuição de realizar o zoneamento ecológico econômico.

A MP tinha atribuído à Secretaria de Governo da Presidência da República a responsabilidade de “supervisionar, coordenar, monitorar e acompanhar as atividades e as ações” das ONGs no território nacional. Não mais. O órgão deve apenas “coordenar a interlocução” do governo federal e acompanhar as ações e os resultados da política de parcerias com estas organizações, promovendo “boas práticas para efetivação da legislação aplicável”.

A versão aprovada da MP foi para o Senado na forma de Projeto de Lei. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, prometeu submeter o PL ao plenário na 3a feira. Mas tudo isso perde a validade caso o PL não for votado, sancionado pelo presidente e publicado no Diário Oficial até o final da próxima semana.

O ISA e boa parte da mídia comentaram a votação.

 

ClimaInfo, 24 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar