O Código Florestal pode ser retalhado pela MP 867

28 de maio de 2019

Está para ser votada a Medida Provisória 867 publicada por Temer nos últimos dias de seu mandato.

A versão original da MP tinha meia dúzia de linhas e prorrogava a data final para a realização do Cadastro Ambiental Rural e do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Mas, durante a tramitação na Câmara, foram pendurados 35 ‘jabutis’, dispositivos que nada ou pouco têm a ver com o objetivo original da MP. Na versão final, o relator rejeitou quatro destes. Os que sobraram podem desfigurar o Código Florestal.

Luís Fernando Guedes Pinto, do Imaflora, destaca uma das principais mudanças: “entre as emendas estão alterações dos requisitos de desmatamentos de Reservas Legais e um prazo indeterminado para a adesão dos proprietários ao PRA. Com a MP, o Código Florestal mantém o caráter de proteção da vegetação existente, mas concede uma nova e ampla anistia a desmatamentos irregulares passados. Assim, a lei mantém as suas estruturas, mas se retira a corrente que faz a engrenagem rodar. Na prática, cria mecanismos para que o plantio ou compensação dos quase 20 milhões de hectares de vegetação nativa desmatados irregularmente em Reservas Legais (RLs) e Áreas de Preservação Permanente (APPs) nunca aconteça.”

O Direto da Ciência também comenta os ‘jabutis’ e destaca as contas feitas pelo pessoal do Observatório do Código Florestal, segundo as quais, se aprovados, os ‘jabutis’ “poderão ‘legalizar’ entre 4 e 5 milhões de hectares de vegetação nativa desmatados irregularmente, uma área maior que a Dinamarca.”

O Eco também comentou a desfiguração do Código Florestal.

 

ClimaInfo, 28 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar