Sem floresta, sem produção rural, simples como 2 e 2 são 4

29 de maio de 2019

André Guimarães, do IPAM e, também, cofacilitador da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, explica de maneira simples e precisa no Direto da Ciência a relação entre a preservação das florestas e a produção agropecuária.

“É muito simples: sem floresta, sem chuva; sem chuva, sem produção rural e um quarto do PIB brasileiro fica comprometido. Sem água, não há energia. Sem floresta, não há clima estável, ar limpo e alimento.”

A motivação do artigo é defender o Código Florestal dos projetos de lei e ‘jabutis’ introduzidos na MP 867 que circulam pelo congresso nacional.

“A última versão (do Código), de 2012, contemplou uma série de pedidos do setor agropecuário e foi além, criando pela primeira vez mecanismos financeiros que privilegiam o produtor rural que preserva”.

Para contrapor a quem aponta o dedo para os países ricos que destruíram suas florestas, Guimarães diz que “não podemos nos dar ao luxo de seguir o mau exemplo dos países que acabaram com suas florestas no passado e hoje correm atrás do prejuízo. Seria um tiro no pé sair derrubando e queimando tudo pela frente, ignorando o papel da mata e o serviço prestado por ela pelo bem-estar de todos, desta geração e das próximas. Acabar com as florestas não trará desenvolvimento e, sim, o contrário.”

A Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura lançou uma campanha em defesa do Código Florestal dizendo que é importante que ele permaneça como está, sem ‘jabutis’. Veja aqui o vídeo da campanha.

Em tempo: após aprovar “a relevância e a urgência” da MP 867, a Câmara dos Deputados deixou para hoje às 9h da manhã a votação do mérito da MP.

 

ClimaInfo, 29 de maio de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar