8ª Mostra Ecofalante

8ª Mostra Ecofalante

Para ir:

Começou no final de semana a 8ª Mostra Ecofalante que vai até o dia 12 de junho em São Paulo e em Diadema. Neste ano serão apresentados 133 filmes, realizados 40 debates e 18 bate-papos com realizadores e convidados especiais.

O blog da Mostra abre com uma série de dicas, entre elas sobre a novidade na Mostra Ecofalante, o programa Mostra Brasil Manifesto, que traz um conjunto de filmes que constroem um retrato denso e agudo do Brasil, voltando seu olhar para questões primordiais que abarcam nossas identidades e nossa história.

São cinco obras recentes, assinadas por nomes conhecidos, como Orlando Senna, Regina Jehá e a dupla Christiane Torloni e Miguel Przewodowski.

O programa da Mostra, que conta com duas estreias, trará ainda debates e bate-papos com os realizadores.

Confira alguns destaques da programação:

– Bate-papo após exibição do filme “Amazônia, o Despertar da Florestania”, com os diretores Christiane Torloni & Miguel Przewodowski, no sábado, 1o de junho, às 19h00, no CCSP.

– Debate após exibição do filme “Frans Krajcberg: Manifesto”, com a diretora Regina Jehá e Letícia Sabatela, no sábado, 1o de junho, às 21h10, no Itaú Augusta.

– Debate no lançamento do filme “O Amigo do Rei”, com o diretor André D’Elia e convidados, no domingo, 2 de junho, às 19h00, no Itaú Augusta.

Vale dar uma lida na matéria de Maurício Torres e Thaís Borges, “O Porco e o Cientista: da dessacralização da Natureza ao Ambientalismo Tecnocrata”, que comenta alguns dos filmes da Mostra.

“Memórias pessoais e políticas e a necessidade de equacionar diferentes modos de vida, presentes em todos os documentários do eixo sociobiodiversidade, retratam a dialética das relações entre a terra e as pessoas, entre o passado e o futuro, de forma a romper com a ideia de uma linearidade ‘evolucionista’. Esse conjunto de filmes nos convida a uma reflexão: no colapso ambiental que se anuncia, possibilidades de vida e de felicidade que parecem superadas para o senso comum seriam capazes de gestar o futuro?”

Outra novidade da edição deste ano é que alguns filmes estão disponíveis – de graça – no SPCine Play.

 

ClimaInfo, 3 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)