A Justiça em defesa do meio ambiente

3 de junho de 2019

 

  1. O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu uma investigação sobre a política ambiental do governo a pedido do subprocurador-geral Lucas Furtado. Em função de repetidas declarações do tipo “vamos acabar com a indústria da multa” e dos recentes cortes orçamentários, o subprocurador quer que o TCU verifique se o governo comprometeu a atuação da fiscalização e a prevenção do desmatamento ilegal.

Furtado também solicitou ao TCU que requeira os tais “indícios de irregularidade” que o ministro Ricardo Salles disse ter encontrado em alguns dos projetos do Fundo Amazônia.

  1. Baseando-se na detecção de desmatamento ilegal feita pelo satélite Prodes, o Ministério Público Federal do Mato Grosso (MPF-MT) autuou um grande pecuarista e colocou restrições ambientais à comercialização de seus produtos. Na semana passada, o MPF-MT anunciou ter firmado um acordo pelo qual o proprietário “reconheceu a ocorrência do desmatamento na área de Reserva Legal e se comprometeu a regenerar o local degradado”. Em troca, ele poderá voltar a comercializar com grandes empresas.

A Procuradoria e o MPF querem que o acordo abra caminho para outros semelhantes: “Este é um piloto. Ainda estamos adequando todos os sistemas necessários e, quando estiver tudo interligado, faremos o convite aos demais pecuaristas e produtores que se encontram nesta situação”, disse Erich Masson, procurador da República em Mato Grosso.

 

ClimaInfo, 3 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar