Chile sem carvão e Finlândia sem nenhum fóssil

6 de junho de 2019

No Chile, junto com o do fechamento de 8 térmicas a carvão até 2024, que representam 20% da capacidade instalada chilena, o presidente, Sebastian Piñera, anunciou que o país adotará como meta descarbonizar toda sua economia até 2050. O anúncio foi feito. Piñera também disse que o país ficará livre de carvão até 2040. La Tercera e France 24 deram a notícia. O presidente, o comitê solar e a ONG Chile Sustentable também tuitaram o anúncio.

No começo da semana, a Finlândia anunciou um plano para se livrar dos combustíveis fósseis até 2035. Sini Harkki, do Greenpeace nórdico, comentou que “construir a primeira sociedade sustentável livre de fósseis requer muito mais do que palavra bonitas no papel, mas estamos determinados a fazer isso acontecer.” Nas últimas eleições, a crise climática foi o principal tópico dos debates naquele país.

O The Independent também falou sobre a importante decisão finlandesa.

 

ClimaInfo, 6 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar