Ricardo Salles tem recursos à mão para indenizações sem precisar do Fundo Amazônia

14 de junho de 2019

O ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, dispõe de R$ 1,8 bilhões destinados a regularizar propriedades – inclusive para a indenização de desapropriações para criação de Unidades de Conservação.

O dinheiro está em um fundo de recursos de compensações ambientais pagas por grandes obras de infraestrutura quando do licenciamento, para a compensação dos danos causados.

Este fundo é gerido pela Câmara de Compensação Ambiental que Salles, até agora não constituiu.

Mesmo assim o ministro está arrumando confusão com os doadores do Fundo Amazônia buscando mudar as regras do Fundo para a indenização de proprietários.

Como diz Giovana Girardi, no Estadão, “dados do ICMBio obtidos pelo Estado apontam que, dos 70 milhões de hectares (Mha) de Unidades de Conservação de domínio público – ou seja, que não podem ter propriedade privada dentro -, menos de 10% (cerca de 6 Mha) têm imóveis identificados como privados e que não foram indenizados.” Girardi completa com uma explicação de Cláudio Maretti, ex-presidente do ICMBio: “Na Amazônia, a maior parte das unidades de conservação está em terra pública. Quem está ali é irregular, grileiro ou posseiro, que alegam que não houve regularização fundiária, mas eles não têm título de propriedade. Por isso, alocar recurso para pagar, entre aspas, donos de terra na Amazônia, é pagar grileiro, porque eles não têm a propriedade da terra”.

 

ClimaInfo, 14 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar