Aquecimento no Ártico acelera derretimento do gelo e do permafrost

16 de junho de 2019

O Ártico está derretendo mais cedo este ano e já é possível atravessar direto do Pacífico Norte para o Ártico canadense. Pesquisadores estão prevendo que o recuo do gelo neste verão poderá bater o recorde histórico.

Na semana passada, a Groenlândia viu os termômetros marcarem 40°C acima da temperatura esperada para esta época do ano.

Rick Thoman, da Universidade do Alasca, disse que “o Ártico é o regulador do clima no hemisfério Norte e, enquanto o gelo que está derretendo agora não determinará se você terá uma tempestade amanhã, no longo prazo, ele terá um efeito profundo no clima em todo o hemisfério”.

O Axios deu a notícia e a matéria no Washington Post traz gráficos e mapas ilustrando que o tamanho da encrenca é grande.

Um artigo recém publicado na Geophysical Research Letters também fala do Ártico, mas olhando para o que acontece com o permafrost. A pesquisa mostra que, entre 2003 e 2016, os verões mais quentes dobraram os índices de derretimento em relação à média do período entre 1997 e 2000, resultando em uma subsidência de quase 1 metro. O The Independent comentou o trabalho.

 

ClimaInfo, 17 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar