Um mapa inteligente de conflitos aguçados por crises hídricas

17 de junho de 2019

Uma plataforma da Water Peace and Security Partnership (WPS) está desenvolvendo algoritmos de inteligência artificial para apontar o risco de conflitos em áreas de crises hídricas. A plataforma usa dados de aumento da população, urbanização rápida e descontrolada e demanda crescente por água, cruzando-os com resultados de modelos que estimam o impacto da crise climática sobre a quantidade de água e chuva. O sistema, então, emite alertas para os locais onde encontra probabilidade de novos conflitos ou agravamento dos existentes. Susanne Schmeier, do WPS, disse: “Queremos detectar conflitos com antecedência suficiente para então nos engajar num processo que ajude a resolvê-los – idealmente mitigá-los ou resolvê-los no início.” A plataforma deve ser lançada ainda neste ano. A notícia saiu na Reuters e foi traduzida pelo UOL.

Falando em falta d’água, o Hadley Center do Met Office, o serviço meteorológico britânico, publicou uma pesquisa sobre a água na África. “Essencialmente encontramos que o clima nos dois extremos da África ficará mais severo. O extremo úmido ficará pior, mas o aparecimento de períodos de seca durante a estação de crescimento (das plantas) também ficará mais severo”, disse Elizabeth Kendon do Met Office. Sobre a parte úmida, o centro prevê um aumento de episódios de chuva muito intensa nas próximas décadas. E não deixa dúvidas de que a causa é o aquecimento global. A pesquisa foi publicada na Nature em abril, e o The Guardian a noticiou neste final de semana.

 

ClimaInfo, 18 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar