G20 deve rebaixar compromissos com a ação climática

G20

O comunicado em preparação para a reunião dos líderes do G20 dilui os compromissos para o enfrentamento das mudanças climáticas, segundo o Financial Times. O esboço visto pelo jornal “omite os termos ‘aquecimento global’ e ‘descarbonização’ e minimiza o Acordo de Paris pelo clima”.

Paralelamente, o Guardian, a RTE e a Reuters relatam o aumento significativo nos subsídios ao carvão nos países do G20 reportado pelo think tank londrino Overseas Development Institute. O Guardian diz que as nações do grupo “quase triplicaram” os subsídios dados às termelétricas a carvão nos últimos anos, apesar de terem prometido eliminar gradualmente estes subsídios já há dez anos. A RTE observa que o Japão, anfitrião do G20, foi um dos maiores fornecedores de financiamento público para o carvão, juntamente com a China, a Coreia do Sul e a Índia.

Em sua cobertura do relatório, o Climate Home News nos conta que quatro das nações que deram bilhões para apoiar a indústria de combustíveis fósseis – Reino Unido, Irlanda, França e Canadá – declararam “emergências climáticas” nos últimos meses.

 

ClimaInfo, 26 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)