A Noruega permanece no Fundo Amazônia, se combate ao desmatamento continuar

3 de julho de 2019

André Borges conta no Estadão que a embaixada da Noruega disse estar disposta a continuar fazendo doações ao Fundo Amazônia enquanto os projetos financiados forem voltados para o combate ao desmatamento e para o desenvolvimento sustentável local. Borges também conta que o governo está preparando um decreto mudando a governança do Fundo e abrindo a possibilidade de usar os recursos para indenizar desapropriações – o que é proibido pelas atuais regras. Outra regra do fundo diz que caso a taxa de desmatamento passe de 8.143 km2 por ano o país fica impedido de acessar os recursos do Fundo. O INPE havia noticiado que o desmatamento oficial entre agosto de 2017 e julho de 2018 passou de 7.500 km2 e deve superar este valor no período que termina neste mês. O sistema de acompanhamento mensal, o DETER, acusou um desmatamento acumulado de mais de 2.200 km2 desde o começo do ano.

Em tempo: a Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES) e a Associação dos Servidores Públicos do IBAMA e ICMBio (ASIBAMA) criaram um site em defesa do Fundo Amazônia e pedem adesões.

 

ClimaInfo, 3 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar