Estão começando a surgir aviões híbridos, que assim como os carros elétricos híbridos, utilizam uma combinação de baterias, motores a combustível fóssil e elétricos. Por enquanto, as baterias de lítio são pesadas demais para levantar aviões de carreira. O objetivo dos híbridos é penetrar no mercado de aviões de 150 a 200 passageiros. Este segmento concentra a maior parte das vendas de passagens e de aviões. Aqui, a maioria dos voos domésticos usa esta categoria de avião.
Muitos carros híbridos empregam a tecnologia em série, isto é, o motor a combustão serve para recarregar as baterias. Aparentemente, os aviões usarão a tecnologia paralela. Para voar em cruzeiro, o avião usa as turbinas fósseis. Para levantar voo e aterrissar, quando o consumo de energia é maior, entram os motores elétricos para complementar. A notícia saiu na Economist.
Em tempo: aqui no Brasil haveria a possibilidade de trocar o combustível de aviação fóssil por um derivado do etanol, reduzindo muito mais a pegada de carbono do voo.
ClimaInfo, 5 de julho de 2019.
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