Salles mentiu mais uma vez sobre o emprego de recursos do Fundo Amazônia

9 de julho de 2019

O ministro Salles mandou um “sem comentários” no Twitter ao compartilhar no sábado (6/7) uma matéria publicada (em 2014!) pelo Valor sobre uma iniciativa, então em estudos pelo BNDES e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que “auxiliaria dez países da Bacia do Congo a monitorar o desmatamento naquela região”, relata O Globo. Acontece que o projeto jamais foi aprovado, não consta na carteira de projetos ativos do Fundo nem entre as parcerias canceladas.

Segundo O Globo, “mesmo se isso tivesse ocorrido, não configuraria qualquer irregularidade. Isso porque o regulamento do Fundo Amazônia prevê o uso de até 20% dos seus recursos no apoio ao “desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento em outros biomas brasileiros e em outros países tropicais”. A informação está disponível no próprio site do Ministério do Meio Ambiente.”

O que pode levar um ministro a compartilhar uma matéria de 2014, insinuando malversação dos recursos do Fundo Amazônia, sabendo que os recursos acabaram não sendo empregados com aquele fim e que, mesmo que tivessem sido, o eventual emprego não configura irregularidade? Não teria ele coisa mais importante a fazer?

Dê-se ao respeito, ministro.

 

ClimaInfo, 10 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar