E segue o desmonte da área ambiental do governo federal

Bolsonaro tamoios

Bolsonaro voltou a sonhar com a transformação de Angra dos Reis em uma ‘Cancún’ brasileira por meio da revogação da lei que criou a Estação Ecológica de Tamoios, lá onde ele foi pego pescando ilegalmente. Bolsonaro tem uma propriedade em um condomínio de Angra. A Estação Tamoios fica na zona de amortecimento da região de Paraty e Ilha Grande, que acaba de virar Patrimônio Cultural e Natural Mundial da Unesco. A notícia saiu n’O Globo.

O Estadão deu conta da nomeação pelo ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, da jovem Maira Santos de Souza, 25 anos, para a chefia do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul. A moça é engenheira agrônoma e trabalha na produção de arroz e soja na propriedade de sua família. O deputado Alceu Moreira, líder da bancada ruralista, disse ter conversado com o ministro: “Esse parque desrespeitou a área dos produtores que moram lá há 200 anos e que não receberam indenização. Não tem plano de manejo. É uma perseguição completa. Agora tem uma pessoa que é da região e que entende o que é necessário”.

Na sua coluna na Folha da semana passada, Marcelo Leite contou a história de um fungo ‘malvado’ que come formigas por dentro e ainda as fazem ajudar na proliferação de seus esporos. Perto do final de suas vidas, as formigas se tornam verdadeiras zumbis: “Não pude evitar pensar que a malvadeza do fungo tem paralelos com o que acontece no Ministério do Meio Ambiente (MMA) e noutras repartições e escalões do governo Jair Bolsonaro. Por exemplo, no ataque concertado contra o Fundo Amazônia. Um fungo ideológico penetrou na cabeça desse povo, que circula freneticamente pela capital e deixa o formigueiro ministerial em petição de miséria. Que outra razão haverá para a missão suicida de abrir mão dos bilhões aportados por Noruega e Alemanha ao Fundo? (…) Há uma diferença essencial com o fungo, porém. Enquanto o fungo busca mais luz, os parasitas engravatados e fardados que vão destruir a Floresta Amazônica, a pretexto de salvá-la dos estrangeiros e ambientalistas, só vicejam na penumbra dos corredores palacianos.”

 

ClimaInfo, 15 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)