Soldando o gelo da Antártida com uma quantidade descomunal de neve

gelo da Antártida

Estima-se que o colapso da camada de gelo da Antártida Ocidental poderia elevar o nível do mar em até 3 metros, um desastre para mais da metade da humanidade que mora no litoral.

Pesquisadores do Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK) fizeram algumas simulações para entender quanta neve seria necessária para evitar este colapso, e o que seria necessário para produzir tal quantidade de neve.

Os pesquisadores concluíram que o espalhamento anual de aproximadamente de 800 bilhões de toneladas de neve, ao longo de 10 anos, seria capaz de estabilizar as geleiras Pine Island e Thwaites, as mais ameaçadas. Uma possibilidade seria bombear água do mar para fazer a neve e espalhá-la em lugares chave. No total, seriam necessárias mais de 7 trilhões de toneladas (um avião 747 pesa 440 toneladas).

Só para bombear a água do mar seriam necessários 145 GW (todas as hidrelétricas brasileiras somam a capacidade de 108 GW). A isso, seria preciso somar a energia necessária para dessalinizar a água e fazer gelo dela.

Os pesquisadores fizeram questão de dizer que não estão propondo que se faça nada parecido. Segundo eles, o propósito é dar uma ideia do tamanho do desafio. O trabalho foi publicado na Science Advances e foi comentado pelos The Guardian e AFP.

 

ClimaInfo, 19 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)