Parar o desmatamento exige comprometimento político

23 de julho de 2019

Lisa Viscidi, do IAD, e Enrique Ortiz, do Andes Amazon Fund, escreveram um artigo interessante no New York Times sobre a dinâmica do desmatamento em toda a região amazônica. Eles abordam a pressão da agropecuária no Equador, na Colômbia e no Brasil, e das obras de infraestrutura, muitas vezes com baixa qualidade de governança, agora dinamizadas pela Iniciativa Belt and Road chinesa.

Outro fator vem da combinação de “grupos criminosos poderosos e governos fracos em áreas remotas [que] permitem atividades ambientalmente destrutivas como a extração ilegal de madeira, os garimpos e a grilagem de terras para especulação”.

Os autores dizem que “não há falta de propostas de políticas para proteger a Amazônia. Mas os governos precisam ter a vontade política para implementá-las, apesar de haver outras prioridades aparentemente concorrentes. Identificar as oportunidades para o crescimento econômico que sejam compatíveis com a conservação, garantirá o melhor resultado para a bacia Amazônica e para o mundo.”

 

ClimaInfo, 23 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar