França: Greta e a onda de calor

Greta Thunberg

A jovem sueca Greta Thunberg fez ontem um discurso na Assembleia Nacional francesa. Antes do discurso, políticos da direita menosprezaram a jovem. Valérie Boyer, do partido do ex-presidente Sarkozy, disse que “não é uma garota que abandonou a escola que dará lições aos adultos. Eu prefiro discutir com cientistas e pessoas que propõem soluções”. Greta assim respondeu: “Algumas pessoas decidiram não vir aqui hoje, outras decidiram não nos ouvir e está tudo bem, afinal, somos apenas crianças, vocês não precisam nos ouvir. Mas vocês têm que escutar os cientistas, é só o que pedimos.” A RF1 e a Reuters deram a notícia.

Ouvindo ou não, a França está debaixo de outra onda de calor. Ontem, novos recordes foram quebrados: 41,2°C em Bordeaux, 40,7°C em Angers, 40,1°C em Rennes e 40°C em Blois. Segundo a previsão do tempo, a onda deve durar até 6ª feira. A previsão é da MeteoFrance e os recordes foram informados pela Ouest France.

O calor traz outro problema. Duas usinas nucleares foram desligadas esta semana porque a água usada para o resfriamento dos circuitos estava entrando em temperatura acima da permitida. Se continuassem a operar, a água voltaria ainda mais quente, colocando em risco o ecossistema do lugar. A EDF, dona das usinas, está operando outras três em baixa potência. A continuar quente, mais 14 usinas poderão ser desligadas ou passar a operar em potência reduzida. A notícia saiu no Le Monde.

 

ClimaInfo, 24 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)