Notícias de um mundo mais quente

25 de julho de 2019

Boston virou Nova York: Um artigo divertido de David Leonhardt, no New York Times, escolheu 15 cidades dos EUA e contou o número de dias por ano nos quais a temperatura passou de 90°F (32°C) no período que vai de 1900 a 1980, e comparou com os últimos 10 anos. Ele constatou que Boston, mais ao norte e mais fria, vive hoje o que Nova York, mais ao sul e mais quente, passou nos primeiros oitenta anos do século passado. Seria interessante fazer esta conta por aqui. Será que o paulistano está enfrentando um clima carioca?

O Reno a ponto de fechar: No ano passado, durante meses, a navegação foi dificultada no Reno por conta do baixo nível das águas do rio. Houve dias em que esta foi completamente interrompida em certos trechos. Segundo a Bloomberg, é provável que a cena se repita neste ano. Em um dos pontos-chave, perto da cidade alemã de Kaub, o nível estava em 1,5m dias atrás, quando há um mês, era de 3m. Se baixar até 0,5m, a navegação é interrompida. O Reno é a via fluvial mais importante da Europa e liga zonas industriais de Alemanha, Suíça e Holanda com o mar. As interrupções do ano passado contribuíram para uma contração da economia alemã.

Temperaturas recorde na Holanda e na Bélgica: Ontem à tarde, foram batidos os recordes de temperatura da Holanda (39,1°C) e da vizinha Bélgica (38,9°C). A onda de calor que passou pela França no final de semana está subindo ao longo do litoral norte da Europa e começa a atingir a Alemanha. O The Guardian anunciou que a onda de calor provocará a quebra de mais recordes nos próximos dias.

Aumento de 1°C significa 10 vezes mais dias acima de 40°C: O climatólogo norte-americano Michael Mann conversou com Kendra Pierre-Louis, do New York Times, e resumiu de maneira simples o que representa um aumento de 1°C na temperatura média global: em uma cidade como Nova York, isso significa decuplicar o número de dias no ano em que a temperatura passará de 40°C. Pierre-Louis explica que as ondas de calor ficarão mais fortes, mais frequentes e durarão mais tempo.

 

 

ClimaInfo, 25 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar