Nunca antes, nos últimos 2.000 anos, a temperatura subiu tanto

temperatura

Ainda se ouve negacionistas dizendo que a temperatura do planeta sempre variou e que estamos atravessando outro período de variação natural. Para enterrar de vez este argumento, acaba de ser publicado um trabalho na Nature que analisou a temperatura ao redor do planeta nos últimos 2.000 anos, o que engloba os dois períodos mais caros aos negacionistas: o Período Quente Medieval (Medieval Warm Period), entre 950 e 1250, e a Pequena Idade do Gelo (Little Ice Age), entre os séculos 16 e 19.

Nos dois períodos, as variações de temperaturas foram menores do que a vista atualmente. Mais importante, em nenhum dos casos, as temperaturas subiram ou baixaram em todo o planeta ao mesmo tempo. Por exemplo, na Europa, as temperaturas mais baixas durante a Pequena Idade do Gelo se deram no século 17, enquanto no Pacífico Central, as mínimas tinham acontecido quase dois séculos antes. Desta vez, não. A temperatura está subindo no planeta todo e numa velocidade nitidamente maior do que nos períodos anteriores.

Hora dos negacionistas se pendurarem em outra árvore de argumentos. Essa aí, já caiu.

Para os que gostam de aproveitar os dias frios para questionar a existência do aquecimento global, basta contar quantos dias excepcionalmente frios acontecem ao longo do ano e comparar com o número dias excepcionalmente quentes.

A BBC e o The Independent fizeram matérias sobre o trabalho.

 

ClimaInfo, 25 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)