Bolsonaro anuncia edital para novo sistema de monitoramento satelital do desmatamento

30 de julho de 2019

Bolsonaro disse ontem que o Ibama lançará um edital para contratar serviços de satélite para o monitoramento do desmatamento da Amazônia, informa Mônica Bergamo na Folha.

Aliás, esse é um desejo expresso várias vezes pelo ministro do meio ambiente. A nota do ministério explica que “diferentemente dos alertas gerados pelo sistema DETER/INPE, que capta apenas imagens de pontos aleatórios e de no mínimo um hectare, o sistema do Ibama vai monitorar imagens diárias e sequenciais sobre áreas pré-determinadas, de focos de desmatamentos com resolução de três metros.”

Mais uma vez o ministro joga areia na discussão. O sistema DETER não ‘capta imagens’, ele usa imagens de quatro satélites diferentes que não têm nada de aleatório. Quanto à resolução, sejam hectares ou metros, esta não faz a menor diferença se não existe pessoal nem equipamentos para se fazer as autuações.

Aparentemente, o que ministro e o presidente realmente querem é um sistema para chamar de seu no qual poderão pintar de verde as cicatrizes que o desmatamento deixa na floresta.

Fernando Reinach, no Estadão, comentou a briga de Bolsonaro contra o INPE, na qual é apoiado por Pontes. Ele explica o que são os sistemas do Instituto, sua evolução e seus limites e faz uma advertência: “O governo, no lugar de criticar o INPE, deveria investir em atualização e melhora do sistema. Se nosso sistema de monitoramento for abandonado ou destruído, não tenham dúvida, organizações internacionais assumirão essa tarefa e aí o governo vai ter de justificar dados de desmate coletados por terceiros. Isso sim é abrir mão de parte da soberania nacional.”

 

ClimaInfo, 30 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar