Aquecimento global fez nível dos mares começar a subir antes do que se imaginava

7 de agosto de 2019

Trabalho recém publicado na Nature Climate Change mostra que o nível dos mares começou a subir antes do que se supunha.

Medidas precisas dessa elevação começaram a ser feitas somente em 1993. Usando novas técnicas que permitem estimar os níveis dos oceanos desde 1900, os pesquisadores concluíram que a elevação começa a sério por volta de 1960, quando a taxa passou de 1 mm para 4 mm por ano, principalmente no Oceano Pacífico, entre a Austrália e a Nova Zelândia.

Um dos autores, Sönke Dangendorf, da Universidade de Siegen, explica que “os ventos se intensificaram, levando a uma maior redistribuição de massas de água quente superficial para o Pacífico (…) Se a água mais quente é empurrada para longe, a água mais fria e mais densa de profundidades intermediárias sobe à superfície. Essa água mais fria e mais densa absorve calor de forma mais eficiente, levando a uma maior expansão térmica – e, por consequência, a uma elevação mais rápida no nível do mar.” O Observatório do Clima comentou o trabalho.

 

ClimaInfo, 7 de agosto de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar